17.6.09

Um livro sobre as ondas da vida

Desengane-se quem pensa que O Sal na Terra é apenas um livro sobre surf. É muito mais do que isso. Embora todas as crónicas tenham o surf como ponto de partida, o livro de Pedro Adão e Silva é simultaneamente um livro sobre actualidade, sobre desporto, sobre política, sobre cinema, sobre livros, sobre tudo isto e ainda mais alguma coisa.

Na verdade, e apesar do essencial dos textos aqui reunidos ser precisamente uma tentativa de escrever sobre esse «prazer supremo» que é o surf, O Sal na Terra é acima de tudo um livro sobre o efeito que o surf produz.

Quem faz surf defende que a experiência das ondas não se limita ao mar, contamina toda a vida quotidiana e leva a que se passe a olhar com outros olhos para as coisas terrestres. Às vezes de forma inesperada.

«… em momentos de alguma lucidez, penso com razoabilidade que se for importante para que ele (o filho) goste de música e de livros não gostar dos discos que eu ouço ou dos livros que eu leio, tanto melhor. Mas, mesmo nesses momentos, acho que não estou disponível para que ele não venha a gostar de surf», assume o autor na página 69 do livro. «Uma intransigência que diz alguma coisa sobre mim, mas diz mais ainda sobre o surf», acrescenta.

É que, para um surfista, a ideia de um mundo perfeito confunde-se com o prazer de deslizar nas ondas, mas, também, com as coisas que lhe estão associadas: a busca e a espera por ondas, o sal frio na cara, as paredes de água que se abrem à nossa frente. O essencial destes textos é precisamente sobre essas marcas.

Sobre Pedro Adão e Silva
Pedro Adão e Silva nasceu em Lisboa, em 1974. Nos últimos tempos, tem dado aulas no ISCTE, concluiu um doutoramento em ciência política no Instituto Universitário Europeu, em Florença, mantém semanalmente uma coluna de opinião no Diário Económico, comenta a actualidade política na RTP-N e diariamente no Rádio Clube, escreve ainda sobre surf, mensalmente, na SurfPortugal. Acima de tudo, é surfista há vinte anos.
«Para que conste: O Sal na Terra não é apenas um manual para surfistas. É um dos mais belos livros da poesia portuguesa.» José Tolentino Mendonça

Chancela: Bertrand Editora
176 Páginas PVP: 17,90 €
Disponível a partir de 19 de Junho

Sem comentários:

Enviar um comentário